Publicações recentes do Grupo de Pesquisa
Mayombe: Literatura, História e Sociedade - Universidade de Brasília

Mobirise

Feminismos e literatura contemporânea é o livro de estreia de Norma Diana Hamilton e une feminismos e crítica literária, apresenta com escrita e tese vigorosa a importância da voz feminina negra na luta de gênero, raça e classe. De origem afro-caribenha, a autora coloca em discussão escritoras afrodescendentes como Maya Angelou, Toni Morrison, Merle Hodge e Edna Brodber, algumas das quais ainda não traduzidas no Brasil, refletindo majoritariamente sobre a opressão de gênero, raça e classe, e trazendo à tona, por meio de suas narradoras e personagens – mulheres negras –, a carga de sofrimento físico, emocional e material à qual são submetidas, suas formas de superação bem como a resiliência necessária para não sucumbir aos mecanismos de opressão centenários que, em muitos casos, começam dentro da própria casa. Fica evidente ao final do ensaio que, apesar de muitas vozes femininas negras despontarem ao longo das últimas décadas, ainda há um largo caminho a percorrer e este Feminismos e literatura contemporânea vem somar a essa luta tão necessária.

Mobirise

Ler Ubuntu e a metafísica vodum: o pensar filosófico a toques de tambor de mina nos faz dançar sob as águas encantadas, é um chamado para aprender segredos das matas e ouvir o silêncio ancestral que há em cada uma, em cada um de nós. É um exercício próprio da Filosofia Africana, do Ubuntu: cuidado ancestral! E por ser ancestral é dança, é escuta, é coletivo, partindo dos muitos eu s que há em cada uma de nós, com-partilhando a ancestralidade que nos permite ser quem somos... Encantando. Toque de tambor que permite acordar, escutar e fazer dançar a ancestralidade que há em nossa intimidade, pois nossos passos vêm de longe . Portanto, esse livro é um convite à escuta sensível e ao fortalecimento do nosso pertencimento negro ancestral. Os toques de Tambor de Mina é a filosofia africana re-existindo em terras brasileiras.

O livro pode ser adquirido diretamente com o autor, pelo e-mail luisferrarafilos@gmail.com

Mobirise

Nosso título, Almas de África no mundo: literaturas africanas e afrodiaspóricas em diálogo, reflete, além de nossa postura acolhedora e pós-disciplinar, um escopo amplo e produtivo, que nos permite criar conexões riquíssimas entre tradições bastante distintas entre si. Destaco, em especial, que a ideia contida na expressão-título “almas de África” faz referência a um rico conjunto de sensibilidades e afetividades abstratas, que vão muito além das materialidades aparentes, permeando nosso irrequieto pensamento de pesquisadores, enfatizando a imensidão do patrimônio literário africano e afrodiaspórico a que temos acesso, com suas incontáveis manifestações artísticas que representam a vida em toda a sua diversidade.

Mobirise

A literatura movente de Chimamanda Adichie é um livro que, ao trazer uma análise da prosa da escritora que dá nome ao título, explica por que ela tem sido lida e aclamada mundialmente: as temáticas, personagens e enredos de Adichie criam identificação profunda com leitoras e leitores de diversas culturas. Cláudio R. V. Braga perpassa as narrativas de Adichie, principalmente o romance Americanah, discutindo o papel da mulher na atualidade, baseando-se sobretudo na personagem Ifemelu. Quais são as expectativas, angústias e vivências dessa jovem mulher africana, negra e imigrante, oriunda de um país pós-colonial? Existe livre-arbítrio ou as circunstâncias determinam a vida? Qual a relação entre o presente e o passado pós-colonial de pessoas cujos países passaram pelo trauma da colonização europeia? O autor também se dedica à questão da mobilidade humana contemporânea, concebida literariamente por Adichie. Para isso faz uso da teoria da diáspora para abordar a prosa adichieana e questionar: como se dá a tensão entre experiências positivas e negativas vividas pelas pessoas que imigram? Como a mobilidade e sua representação literária influenciam no processo de descolonização cultural do indivíduo pós-colonial? Esses são alguns questionamentos encontrados neste livro, sobre os quais o autor discorre a partir de teorias selecionadas, mas sobretudo à luz da literatura de Adichie.

Mobirise

A cadela Bonitona, protagonista do livro, conta as memórias de uma existência cheia de aventuras e episódios emocionantes. É possível acompanhá-la desde a infância até a fase adulta, quando se muda do sítio para a cidade grande, onde pretende realizar a sua missão na vida. Mas, para alcançar esse propósito, ela vai viver a Jornada do Herói, enfrentando desafios e lutando para sobreviver aos perigos inerentes a sua condição. O livro proporciona uma reflexão profunda sobre a relação entre pessoas e animais e torna-se terapêutico ao oferecer analogias que auxiliam o pequeno leitor na superação de seus próprios dilemas..

Mobirise

Alice Walker é uma detetive, amante da Literatura, que investiga o sequestro de crianças, enquanto ela mesma é atormentada por uma voz psíquica, que a acusa pelo desaparecimento de sua única filha. Nina foi utilizada pelo pai para o pagamento de dívidas de drogas. Vinte anos depois, Alice explora as lembranças de uma infância perdida e uma juventude dominada pela violência doméstica nas sessões de terapia com a doutora Virgínia Bicudo, que utiliza a escrita como ferramenta de cura. Nessa jornada em busca do autoconhecimento e da justiça, ela não estará sozinha. Thomaz Shabazz, seu parceiro de trabalho, compartilhará tanto suas desventuras na superação de dramas pessoais quanto as investigações sobre o paradeiro de Nina. Entretanto, Alice e Thomaz vão enfrentar diversos obstáculos, entre os quais organizações poderosas e cruéis em uma cidade aparentemente tranquila, mas repleta de segredos e mistérios. Mãe é uma história sobre o amor incondicional da maternidade, cheia de experiências psíquicas e oníricas, que tocam a subjetividade e transcendem o tempo e a própria existência. Um romance policial, uma prosa poética, cheia de mistérios e revelações avassaladoras.

Pré venda por pedido para a editora via email ou diretamente com a autora.
autografiaeditorabrasileira@gmail.com
adelaidepaulaescritora@gmail.com

© Copyright 2020 Mayombe - All Rights Reserved

Make a web page with Mobirise