Vanessa Ribeiro Teixeira

Mobirise

"Ungulani Ba Ka Khosa e os pequenos corpos violados pela história."
Francisco Esaú Cossa, ou Ungulani Ba Ka Khosa (epíteto de origem tsonga), é um dos principais autores da literatura contemporânea em Moçambique. Responsável por uma instigante produção ficcional, que engloba desde a pesquisa e a reconstrução histórica até a crítica incisiva da realidade dos dias atuais, Ba Ka Khosa pode ser reconhecido como um dos mais coerentes pensadores da sociedade moçambicana. A partir de eixos norteadores recorrentes em suas obras - a saber: a história, a memória, a violência e o poder -, pretendemos investigar a configuração das infâncias moçambicanas a partir da análise comparativa entre o livro de contos Histórias de Amor e Espanto (1999) e o romance Os sobreviventes da noite (2008). Interessa-nos pensar, especialmente, como essas personagens infantis são vitimadas e aviltadas pelo rolo compressor da História, que transforma pioneiros questionadores e esperançosos - veja-se o conto “Construção”, de Histórias de Amor e Espanto - em soldados, e soldados em bestas feras, tal como acompanhamos ao longo da escrita de Os sobreviventes da noite. A primeira obra aqui mencionada, ambientada nos primeiros anos após a independência de Moçambique do jugo colonial, entre os anos 70 e 80, revisita tempos de esperanças e incertezas, transbordamento ideológico e escassez de viveres, amores e espantos. Já no texto de 2008, somos alvejados pelos confrontos sangrentos da guerra civil moçambicana, que, ao longo do tempo, rarefaz ideologias, confunde balalaicas, mas alimenta uma convicção: o “direito” sobre o corpo-vida do outro (MBEMBE, 2018). Entendendo que o jogo intertextual é outro eixo norteador das leituras das obras de Ungulani Ba Ka Khosa, propomos, ou melhor, projetamos aqui a possibilidade de um diálogo intertextual entre as diversas obras do escritor moçambicano, incluindo aí os títulos sob análise nesse momento. Ao longo da leitura de sua obra completa, percebemos que o percurso literário khoseano é articulado como uma espécie de grande texto, distribuído entre contos, romances e crônicas, que se questionam e respondem mutuamente. Recriando ficcionalmente vivências da história recente e pregressa moçambicana, Khosa esmera-se em analisar o homem – partindo de Moçambique, mas projetando-o universalmente – em seu processo de ruína.

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica literária, relações entre Literatura e História, romance contemporâneo em língua portuguesa, literaturas portuguesa e africanas de língua portuguesa. Em 2014, concluiu seu Pós-Doutorado com um projeto desenvolvido em torno da obra do escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa, patrocinado pelo Programa de Apoio ao Pós-Doutorado CAPES/FAPERJ, sob a supervisão da Profa. Dra. Carmen Lucia Tindó Ribeiro Secco. Atualmente, é Professora Adjunta do Setor de Literaturas Africanas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1496045632385590 

Choose from the large selection of latest pre-made blocks - full-screen intro, bootstrap carousel, content slider, responsive image gallery with lightbox, parallax scrolling, video backgrounds, hamburger menu, sticky header and more.

Sites made with Mobirise are 100% mobile-friendly according the latest Google Test and Google loves those websites (officially)!

Mobirise themes are based on Bootstrap 3 and Bootstrap 4 - most powerful mobile first framework. Now, even if you're not code-savvy, you can be a part of an exciting growing bootstrap community.

Choose from the large selection of latest pre-made blocks - full-screen intro, bootstrap carousel, content slider, responsive image gallery with lightbox, parallax scrolling, video backgrounds, hamburger menu, sticky header and more.

© Copyright 2020 Mayombe - All Rights Reserved

Mobirise website software - Get more