IV Savanas no Cerrado 2018 

Em 2020, o SAVANAS NO CERRADO entra em sua 5ª Edição. Comemoramos uma jornada academicamente frutífera, fundamentado pelo Grupo de Pesquisa Mayombe – Literatura, História e Sociedade, que tem desenvolvido, ao longo de 8 anos, pesquisas acadêmicas de prestígio nacional e internacional, com repercussão não apenas na comunidade local, o Distrito Federal, más também no Reino Unido, na Índia e na África do Sul. 

A preparação teórico- crítica deste evento vem ocorrendo nas reuniões periódicas do grupo, cujos participantes, da graduação e da pós-graduação, se empenham na leitura e estudo de textos teóricos e literários africanos.

O SAVANAS NO CERRADO tem apresentado grande relevância para o público participante e também para os pesquisadores do Grupo de Pesquisa Mayombe, tanto da UnB quanto da comunidade em geral, por significar a socialização do conhecimento, quantitativo e qualitativo, das pesquisas realizadas no âmbito do Mayombe e dos convidados que palestram, vindos de outras instituições. 

Em setembro de 2014, o Mayombe organizou o primeiro SAVANAS NO CERRADO: Jornada de Literaturas Africanas, com o tema "Artur Arriscado e os 50 anos de 'Nós matamos o Cão-Tinhoso'", com grande sucesso.

Em 2015 foi realizada o II SAVANAS NO CERRADO: Jornada de Literaturas Africanas, com o tema "Mulher e representação na África contemporânea", o qual contou com a presença de representantes das embaixadas da Guiné-Bissau, Angola e Botswana, fomentando intenso diálogo com o público presente, em especial os estudantes da UnB.

Em 2016, a terceira edição do SAVANAS NO CERRADO focalizou o ensino e a pesquisa das literaturas africanas no Brasil, com a presença de eminentes personalidades dos estudos africanos.

Em 2018, a quarta edição de SAVANAS NO CERRADO: Literaturas Africanas e Afrodescendentes em diálogo teve grande sucesso, com a participação de Dra. Abena Busia da Embaixada de Gana, dentre outros estudiosos da literatura africana e afrodescendente.

Com os trabalhos do Grupo Mayombe apresentados no evento, foi publicado pela editora Pontes o livro Literaturas Africanas e Afrodescendentes: Almas de África no Mundo, organizado por Dr. Cláudio Braga. Acreditamos que, com a publicação desse livro, os trabalhos oriundos do evento chegarão a um público maior, enriquecendo os cursos de literatura e história no Brasil.

Pretendemos, em 2020, manter a tradição e realizar o evento novamente, com o valoroso apoio da FAP-DF, focalizando o tema “Narrratividades e Identidades Africanas e Afrodiaspóricas: Dilemas Contemporâneas”.

© Copyright 2020 Mayombe - All Rights Reserved

Designed with Mobirise site theme