Rogério Max Canedo Silva

Mobirise

"A produção do romance africano em língua portuguesa: sob a urgência da história."
Com base fundamentalmente na conceituação teórica do romance histórico de György Lukács (2011) e nas considerações críticas de Hayden White (1991) e Walter Mignolo (2001), acerca do diálogo entre história e literatura, elegemos como corpus de análise um grupo de romances africanos confeccionados em língua portuguesa. Em particular, nos interessa a produção desse gênero literário em emergência entre os anos de 1964 e 2002. O mencionado recorte histórico coincide com eventos de essencial importância para a independência e a consolidação – ou a contestação dela – da autonomia das ex-colônias portuguesas nas terras subsaarianas. Trata-se de um conjunto de obras que dão a ver períodos, personalidades, episódios controversos de um momento histórico de grande influência coletiva e de enorme envergadura social, econômica e política, o que demonstra como o movimento da história pode ser problematizado e reavivado pelos caminhos complexos e contraditórios da literatura. 

Doutor em Literatura, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade de Brasília (UnB), com Doutorado (PDSE) pela Universidade de Lisboa, Portugal. Desenvolve pesquisas no campo da literatura, abordando o gênero romance e a sua relação com a história e a formação social, em especial na configuração do painel literário africano, português e brasileiro. Para tanto, tem desenvolvido atividades cujo corpus teórico predominante é o romance histórico, visto sob perspectiva da crítica marxista dialética e dos estudos pós-coloniais. Atualmente desenvolve pesquisa sobre o romance angolano, brasileiro e português, destacando, nesse gênero de ficção histórica, as marcas do processo da colonização lusitana. É membro pesquisador no grupo de pesquisa Literatura e Modernidade Periférica (UnB) e membro pesquisador no grupo de pesquisas Mayombe: Literatura, História e Sociedade (UnB), filiados ao CNPq, com ingressos em 2009 e 2013, respectivamente. É membro da Cátedra Agostinho da Silva (UnB). É professor efetivo de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa e Ensino de Literaturas na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (FL/UFG).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4622711395003234 

Choose from the large selection of latest pre-made blocks - full-screen intro, bootstrap carousel, content slider, responsive image gallery with lightbox, parallax scrolling, video backgrounds, hamburger menu, sticky header and more.

Sites made with Mobirise are 100% mobile-friendly according the latest Google Test and Google loves those websites (officially)!

Mobirise themes are based on Bootstrap 3 and Bootstrap 4 - most powerful mobile first framework. Now, even if you're not code-savvy, you can be a part of an exciting growing bootstrap community.

Choose from the large selection of latest pre-made blocks - full-screen intro, bootstrap carousel, content slider, responsive image gallery with lightbox, parallax scrolling, video backgrounds, hamburger menu, sticky header and more.

© Copyright 2020 Mayombe - All Rights Reserved

Mobirise web page maker - Go now