Regilane Barbosa Maceno

Mobirise

"O NEGRO EM “O BATIZADO” E “GRITARAM-ME NEGRA”: ECOS OCOS DE UM ALBATROZ."
Atualmente, a definição de raça é principalmente uma classificação de ordem social, em que a cor da pele e a origem social dos indivíduos ganham sentidos, valores e significados distintos, a depender da cultura racista em que se está inserido. A necessidade inerente ao ser humano de descrever o “Outro” surge do contato entre grupos diferentes. Entretanto, essa classificação traz resultados negativos, pois, na maioria das vezes, os termos empregados são tomados pejorativamente. Geralmente, as diferenças apontadas e que embasam o preconceito, os conceitos deturpados, referem-se, sobretudo, à pigmentação da pele, à conformação facial e cranial e, em muitas culturas, à genética. Assim, por apresentar um caráter controverso, o conceito de raça tem sido bastante questionado na contemporaneidade, uma vez que há um impacto considerável na identidade do sujeito. Dessa forma, esse estudo se propõe a analisar como a questão da raça é discutida no conto “O batizado”, de Cuti e na canção-poema “Gritaram-me negra”, de Victória Santa Cruz, destacando a tomada de consciência do personagem central do conto e do eu lírico da canção-poema, apontando ainda como esses ‘gritos’ ainda precisam ser ouvidos. Para tanto, buscaremos ancoragem nos pressupostos teóricos de Fanon (2008), Appiah (1997), Mbembe (2013), Hall (2006), entre outros que se fizerem necessários.  


Doutoranda em Literatura- UnB; Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI; Especialista em Estudos Literários pela Universidade Estadual do Piauí- UESPi; Graduada em Letras (Português) pela Universidade Federal do Piauí- UFPI; Experiência na área de Educação, com ênfase no Magistério da Educação Básica; Experiência em revisão e correção de texto; Experiência em Educação a Distância; Professora de Língua Portuguesa. Atualmente, Diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação-SEMECTI-Codó. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro – NEPA da Universidade Estadual do Piauí. Pesquisadora do Grupo Mayombe da UnB. Membro efetivo da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil/AJEB-Seccional Maranhão. Autora do livro de literatura infantojuvenil "Badu e a goiabinha", tem participação na coletânea "As cartas que não escrevi" , na coletânea "Faz de Conto IV" e na coletânea "Toda forma de ser Mulher", é uma das autoras do livro didático "Codó: conhecendo o meu município".

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6059204771342446
 

Choose from the large selection of latest pre-made blocks - full-screen intro, bootstrap carousel, content slider, responsive image gallery with lightbox, parallax scrolling, video backgrounds, hamburger menu, sticky header and more.

Sites made with Mobirise are 100% mobile-friendly according the latest Google Test and Google loves those websites (officially)!

Mobirise themes are based on Bootstrap 3 and Bootstrap 4 - most powerful mobile first framework. Now, even if you're not code-savvy, you can be a part of an exciting growing bootstrap community.

Choose from the large selection of latest pre-made blocks - full-screen intro, bootstrap carousel, content slider, responsive image gallery with lightbox, parallax scrolling, video backgrounds, hamburger menu, sticky header and more.

© Copyright 2020 Mayombe - All Rights Reserved

Mobirise website creator - More here