Maxsuel Pereira Barbosa

Mobirise

"Noção de natureza e fatalidade no conto Procurando um Deus da Chuva, de Bessie Head e no romance biográfico O menino que descobriu o vento, de William Kamkwamba e Bryan Mealer."
Pensar a natureza enquanto provedora da seca requer trazer a história para o contexto literário e buscar entender a natureza enquanto força fatal. Assim, este estudo objetiva entender como se dá a temática da fome no conto Procurando um Deus da chuva, de Bessie Head e no romance biográfico O menino que descobriu o vento. Para desenvolver esse trabalho, fundamentou-se o constructo teórico acerca do trágico, de Peter Szondi, no intuito de entender como as personagens em ambas as obras lidam com o conflito espaço/indivíduo no que concerne à percepção de fatalidade e o determinismo como ameaça constante; as concepções de banalização de Hannah Arendt e o método de abordagem dialético materialista para compreender a intersecção da linguagem literária em ambas as narrativas. Quanto ao método de procedimento, utilizou-se o comparativo para analisar as semelhanças e explicar as diferenças de ambas as obras. Este artigo tem como problemática: como as narrativas lidam com a força da natureza e a ausência do poder institucionalizado? Conclui-se que em ambas as narrativas o Estado negligencia os direitos básicos de sobrevivência dessas populações, as quais acabam ou sucumbindo à seca ou encontrando meios de subsistência.

Mestrando em Letras e Linguística, área de concentração: Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Associação Varzea grandense de Ensino e Cultura das Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIVE (2014). Graduado em Letras - Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Mato Grosso (2012), Campus Universitário do Araguaia. Professor efetivo da rede estadual de Mato Grosso, lotado na Escola Estadual Antônio Gröhs no município de Água Boa. Tem experiência na área de Letras, na Educação Básica e no Ensino Superior com ênfase no ensino de prática de leitura e produção textual. Tem-se dedicado aos seguintes temas: Teoria da Literatura, Literatura Comparada, Literatura Africana, crítica, teoria e história literária. Desenvolve pesquisas no campo da literatura, abordando o gênero romance e a sua relação com a história e a formação social, em especial na configuração do painel literário africano. Para tanto, tem desenvolvido atividades cujo corpus teórico predominante é o romance histórico, visto sob perspectiva da crítica marxista dialética e da crítica pós-colonia. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4370259247570126 

Choose from the large selection of latest pre-made blocks - full-screen intro, bootstrap carousel, content slider, responsive image gallery with lightbox, parallax scrolling, video backgrounds, hamburger menu, sticky header and more.

Sites made with Mobirise are 100% mobile-friendly according the latest Google Test and Google loves those websites (officially)!

Mobirise themes are based on Bootstrap 3 and Bootstrap 4 - most powerful mobile first framework. Now, even if you're not code-savvy, you can be a part of an exciting growing bootstrap community.

Choose from the large selection of latest pre-made blocks - full-screen intro, bootstrap carousel, content slider, responsive image gallery with lightbox, parallax scrolling, video backgrounds, hamburger menu, sticky header and more.

© Copyright 2020 Mayombe - All Rights Reserved

Web page was started with Mobirise