Kelly Tatiane Martins Quirino

Mobirise

"Black lives matter: o jornalismo como aliado para a valorização das vidas negras."
Profa. Kelly Quirino discute o seguinte: analisar como o trabalho realizado pelo Portal de Notícias Ponte Jornalismo é um exemplo em que o conceito de interseccionalidade de Crenshaw (1993) pode ser aplicado na práxis jornalística, valorizando as vidas negras e denunciando a violência do Estado contra os corpos negros. Ela diz que o portal surgiu no ano de 2014 e desde então tem trabalhado com temas como raça, gênero e direitos humanos. Afirma que, em um ano em que a morte de George Floyd reacendeu, em âmbito mundial, o debate sobre racismo e a violência policial contra os corpos negros, a Ponte se torna uma referência ao se fazer um jornalismo plural, com respeito as diferenças e principalmente dando visibilidade ao movimento Black Lives Matter que existe no Brasil, mas que os jornais mainstream se recusam a abordar, devido ao racismo institucional. Mostra que o movimento Black Lives Matter surge em 2013 por meio de três ativistas negras – Alicia Garza, Patrisse Cullors e Opal Tometi - que começam a fazer ações nas redes sociais contra a violência policial que vitimiza as pessoas negras nos Estados Unidos; as organizadoras definem o movimento como uma intervenção política e ideológica em qualquer lugar no mundo onde as vidas negras são sistematicamente violentadas. Quirino afirma que é dentro desta perspectiva, que práticas jornalísticas interseccionais, que deem visibilidade a violência do Estado e valorize o Black Lives Matter precisam ser construídas para mobilizar toda a sociedade a respeitarem e valorizarem os corpos negros.

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília - UnB (2017) na linha Jornalismo e Sociedade. Mestre em Comunicação Midiática (2010) e Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo (2006) ambos realizados na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atuou como jornalista em rádios e jornais impressos. Fez doutorado-sanduíche na Tulane University(New Orleans/USA) como pesquisadora visitante financiada pela Capes. No segundo semestre de 2016, realizou estágio docência nas disciplinas de Ética e Jornalismo e Políticas Públicas em Comunicação. No ano de 2017 lecionou para o curso de Eventos do Pronatec e foi professora formadora do curso Eventos modalidade EAD pelo Instituto Federal de Brasília. Na área de Educação, atuou como tutora do Curso de Especialização em Políticas Públicas de Gênero e Raça na Faculdade de Educação da UnB. Atualmente é professora no curso de Comunicação Organizacional na Universidade de Brasília = UnB. Também é professora da Universidade Católica de Brasília na pós-graduação de Serviço Social, Justiça e Direitos Humanos ministrando a disciplina Criminalização da Pobreza, Instituições Sócio Jurídicas e Legislação Social. Profissionalmente atua na gerência de Comunicação da Fundação Banco do Brasil. As pesquisas que desenvolve estão relacionadas as áreas de Comunicação, Jornalismo, Gênero e Estudos Étnico-Raciais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2143395951134941  

Choose from the large selection of latest pre-made blocks - full-screen intro, bootstrap carousel, content slider, responsive image gallery with lightbox, parallax scrolling, video backgrounds, hamburger menu, sticky header and more.

Sites made with Mobirise are 100% mobile-friendly according the latest Google Test and Google loves those websites (officially)!

Mobirise themes are based on Bootstrap 3 and Bootstrap 4 - most powerful mobile first framework. Now, even if you're not code-savvy, you can be a part of an exciting growing bootstrap community.

Choose from the large selection of latest pre-made blocks - full-screen intro, bootstrap carousel, content slider, responsive image gallery with lightbox, parallax scrolling, video backgrounds, hamburger menu, sticky header and more.

© Copyright 2020 Mayombe - All Rights Reserved

Built with Mobirise bootstrap site themes