Dayse Rayane e Silva Muniz

Mobirise

"A internet como espaço de enunciação em Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie."
Em Americanah (2014), romance da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, conhecemos a trajetória de Ifemelu, uma mulher nigeriana que busca novas possibilidades de existência em um contexto diaspórico no solo dos Estados Unidos. Ao viver dramas que se estendem desde o racismo pungente da sociedade estadunidense até o desgaste emocional de estar deslocada geograficamente de sua terra de origem e das pessoas que ama, Ifemelu encontra novas formas de ser através da escrita. Ao se expressar no blog Raceteenth ou Observações diversas sobre negros americanos (antigamente conhecidos como crioulos) feitas por uma negra não americana”, Ifemelu se apodera de uma voz que ressignifica o seu espaço como mulher, negra e imigrante. Deslocando o poder do discurso e ocupando um novo espaço de enunciação, a protagonista se usa do blog para fazer reflexões pertinentes sobre raça, gênero, transição capilar, entre outros temas, o que a permite ser ouvida e respeitada como uma produtora de conhecimentos. A perspicácia de Ifemelu em suas ponderações, intercaladas pela voz narrativa com as situações vividas no dia-a-dia da protagonista e de Obinze (seu amor de infância), é de grande relevância também na arquitetura do romance, provocando reflexões acerca da metalinguagem e o valor estético de obras que abordam agendas políticas como os feminismos, o racismo e as diásporas.

Doutoranda em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília (UnB), trabalhando na linha de pesquisa de Representação na Literatura Contemporânea. O eixo de interesse se concentra nos estudos de Literatura e Mobilidade. Mestra em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília (2017), na mesma linha de pesquisa do doutorado. No mestrado delineou-se a oportunidade de desenvolver pesquisas sobre raça e gênero na obra de Barbara Chase-Riboud. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Unicesumar (2018), debruçando-se sobre Políticas Públicas que dizem respeito à maternidade no Ensino Superior. Bacharel e Licenciada em Letras-Inglês também pela Universidade de Brasília (2013), atuando como professora de língua inglesa há 10 anos, em diversas idades e níveis.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8457339177160201

Choose from the large selection of latest pre-made blocks - full-screen intro, bootstrap carousel, content slider, responsive image gallery with lightbox, parallax scrolling, video backgrounds, hamburger menu, sticky header and more.

Sites made with Mobirise are 100% mobile-friendly according the latest Google Test and Google loves those websites (officially)!

Mobirise themes are based on Bootstrap 3 and Bootstrap 4 - most powerful mobile first framework. Now, even if you're not code-savvy, you can be a part of an exciting growing bootstrap community.

Choose from the large selection of latest pre-made blocks - full-screen intro, bootstrap carousel, content slider, responsive image gallery with lightbox, parallax scrolling, video backgrounds, hamburger menu, sticky header and more.

© Copyright 2020 Mayombe - All Rights Reserved

Mobirise free maker - Visit site